“A pé pelo caminho do xisto do Gondramaz” e “A República pelos Caminhos do Xisto” foram os motes de mais uma caminhada realizada pelo sector de desporto da Câmara Municipal de Miranda do Corvo com o apoio das Aldeias do Xisto.
O percurso escolhido foi PR02 – MCV – Caminho do Xisto do Gondramaz.
O Caminho do Xisto do Gondramaz oferece, perto do cimo da montanha, na encosta oeste da Serra da Lousã, uma visão deslumbrante. Partindo do final da rua principal do Gondramaz, o caminho desce a encosta dando acesso à derivação para o Penedo dos Corvos ou seguindo em direcção ao Galhardo. Seguindo para o Penedo, desce-se até a um riacho com uma bela cascata, iniciando-se aí a subida pela encosta poente até ao cume. Aí desfruta-se de uma bela paisagem sobre um vale que parece encantado. De volta ao percurso principal continua-se a descer pela encosta nascente, subindo para o Galhardo ou continuando a descer até à Ribeira do Espinho. Aqui observam-se a ruína de um moinho de água e uma refrescante cascata. Continua se pelo leito da ribeira e margem até à Fábrica Cimeira e seguindo daí por estrada de terra batida até ao Parque de Merendas da Chapinha.
O percurso possui um nível de dificuldade alto.
Esta caminhada estava englobada nas Comemorações do Centenário da República.
Na caminhada participaram cerca de duas dezenas de caminheiros, as inscrições foram gratuitos e incluíam os transferes, cedidos pela Câmara Municipal, entre a Praça da Liberdade e o percurso, quer no inicio quer no fim.
Com esta iniciativa o município apela também à necessidade de fazer exercício físico, a bem da saúde.
O caminho está todo sinalizado pelo que é possível a qualquer pessoa, de preferência em grupo, fazer este percurso pedestre.