Site Autárquico de Miranda do Corvo

Exposição "New Game: inocência no brincar" de António Azenha

De 23 de março a 10 de junho

Inaugura no próximo dia 23 de março, pelas 21h00, na Casa das Artes a exposição “New game: inocência no brincar” do artista António Azenha.

António Azenha, licenciou-se em Pintura e cursou o mestrado em Comunicação Estética. Expõe regularmente desde a década de 80, participando em vários Festivais e Exposições, dentro e fora do país. O seu trabalho foi premiado com menções honrosas na III Bienal de Arte de Vila Real (Fundação Cupertino Miranda em 1999), Concurso Pintura Mondego (Museu da Água de Coimbra em 2008), e com o Prémio Teixeira Lopes (Clube Rotários de Coimbra em 1992). Ensina diariamente o prazer das Artes plásticas a crianças, e com elas seguramente muito aprende.

Em 2009/10 realizou obra intitulada “O meu peão, deles e nosso”, dando inicio a investigação marcada pelo imaginário infantil e pela iconografia  geracional coletiva, que culminaria na exposição ““Toys Replay”. O conceito de redesign e jogo materializa-se então em brinquedos de escala ampliada, conformados eles próprios por uma textura de pequenos brinquedos lhe oferecidos por crianças, tudo resultando numa experiência estética que nos remete ao imaginário da infância.

Em “New game: inocência no brincar” o brinquedo é entendido como um objeto único, que acompanha a criança no infinito que é o tempo de uma brincadeira. Encarnam o universo denso que as crianças sonharam….Objetos…que tornados arte entronizam o sonho dessas crianças em qualquer espectador. Dignificam o brincar e a criança na dimensão partilhável que é a arte.

A exposição estará patente até ao dia 10 de junho.

AGENDA

Multimédia