Site Autárquico de Miranda do Corvo

Homenagem ao Professor Seixas

15 de setembro

 No próximo sábado, dia 15 de setembro,  a Câmara Municipal de Miranda do Corvo e os Antigos Alunos da Escola Primária vão homenagear um ilustre mirandense, o Professor Seixas.

Natural de Castro Daire, Vítor Leonel Seixas Gomes, acabou por se fixar em Miranda do Corvo onde, além de professor primário, foi também Comandante dos Bombeiros Voluntários, pondo em prática muitos dos conhecimentos adquiridos enquanto Oficial Miliciano do Exército Português.

O Professor Seixas, como era conhecido, foi responsável pela primeira Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian. O trabalho pioneiro que desenvolveu de levar o livros e a leitura às aldeias mais recônditas do concelho de Miranda do Corvo, é reconhecidamente de um valor inestimável senão mesmo revolucionário.

Ao longo dos anos o Professor Seixas dedicou-se à Biblioteca Itinerante da Fundação, proporcionando o contacto direto das populações com os livros, de forma gratuita, sem qualquer descriminação de ordem social, cultural ou etária, através do livre acesso às estantes e do empréstimo domiciliário.

Desta homenagem fazem parte um Encontro dos Antigos Alunos da Escola Primária na Biblioteca Municipal Miguel Torga, onde outrora funcionou a Escola Primária; uma romagem ao cemitério e a atribuição do nome do Professor Seixas à Biblioteca Escolar do Centro Educativo de Miranda do Corvo a que se seguirá um breve momento musical.

AGENDA

Multimédia