Ir para conteúdo

Mercados e Mercadinhos

Mercado Municipal de Miranda do Corvo

O Mercado Municipal de Miranda do Corvo é realizado todas as quartas-feiras no edifício do Mercado Municipal e Praça da Liberdade. Este acontecimento rotineiro e de forte impacto na economia local e vizinha é uma tradição antiga e constitui um elemento essencial à comunidade. A quarta-feira feira caraterizava-se, em Miranda do Corvo e concelhos vizinhos, como sendo o dia de ida à feira. Mercado afamado atraía comerciantes e compradores de Coimbra, Lousã, Penela…  

Hoje em dia, embora com menor importância, o Mercado continua a ter grande  afluência. Os comerciantes chegam de madrugada e distribuem-se pelas bancadas no interior do edifício e em tendas na Praça realizando uma feira de forma tradicional. Os produtores locais colocam de uma forma simplificada as suas mercadorias à venda, valorizando este evento pela diversidade da oferta. 


No Mercado Municipal de Miranda do Corvo é possível encontrar roupa, calçado, artigos de plástico, artigos de madeira, mas acima de tudo os produtos da economia local, como sejam os produtos hortícolas, produtos da indústria panificadora, queijos, mel, vinhos, fruta, peixe, aves… 

O edifício do Mercado e Praça foram requalificados em 2012 e 2013, segundo um projeto do Atelier do Corvo, figurando agora no “Guia Portugal Contemporâneo” lançado pelo Turismo de Portugal.  

O Mercado de Miranda do Corvo rege-se por um Regulamento. 


Coordenadas:40º5’28.87”N; 8º19’48.20”W 
Horário: Todas as manhãs de quartas- feiras 
 

Feira de Velharias

A Feira de Velharias realiza-se, desde 2009, no 1º domingo de cada mês. Mais recentemente passou também a realizar-se no 3º domingo, ficando assim com uma realização no 1º e outra no 3º domingo de cada mês. 

Trata-se de uma feira franca, onde se podem encontrar raridades, objetos de valor, peças de coleção ou simplesmente peças antigas, pelo simples gosto de possuir o que hoje já não se faz.  

Durante os meses de abril e outubro a feira decorre na Praça José Falcão, mudando nos meses mais frios para o Mercado Municipal e área envolvente.   

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal com o apoio da Associação Centro do Cedro para Animais.  

A Feira de Velharias rege-se por um Regulamento. 
 

Mercado de Semide

O Mercado de Semide é um ponto de venda de produtos diversos organizado no segundo domingo de cada mês, no Edifício Multisserviços de Semide. 

A organização desta iniciativa é da responsabilidade da União de Freguesias de Semide e Rio Vide e tem por objetivo a dinamização da economia local e familiar.  

Neste Mercado comercializa-se roupa, calçado, artigos de plástico, artigos de madeira, produtos hortícolas, produtos da indústria panificadora, queijos, mel, vinhos, fruta, peixe, entre muitos outros. Tendo em conta que em Semide se concentra a maioria dos agricultores que desenvolvem a atividade de viveirista do país, este Mercado oferece ainda a possibilidade de aquisição de bons exemplares de árvores e outros produtos dos viveiros locais. 


Horário: Durante a manhã 
Coordenadas: 40º9’28.00”N; 8º20’2.43”W

 

Mercado Tradicional de Vila Nova

O Mercado Tradicional de Vila Nova realiza-se desde 2010, mensalmente, no penúltimo domingo de cada mês. 

Este é um evento recente organizado pela Junta de Freguesia de Vila Nova, em colaboração com Associações do Concelho, que, pela sua tipologia, rapidamente ganhou importância na comunidade. Além de espaço e momento de convívio entre os cidadãos, esta é uma iniciativa que pretende revitalizar a economia local e incentivar a agricultura biológica, enfatizando a rentabilização da economia de âmbito familiar.  

O Mercado destina-se à comercialização de artesanato e géneros alimentícios de agricultura familiar. 

O Mercado Tradicional de Vila Nova rege-se por um Regulamento. 

Horário: Penúltimo domingo do mês das 8h00 às 15h00 
Local: Largo Pe José de Carvalho 
Coordenadas: 40º3’19.88”N; 8º19’1.14”W

Voltar Topo
Anterior
1
...
Seguinte
Voltar