“Somos Todos Campeonato do Mundo”

23/05/2019

A Associação Abutrica lançou este mês o movimento “Somos Todos Campeonato do Mundo”, ao qual a Câmara Municipal de Miranda do Corvo se associou.

A campanha tem como objetivo convidar os mirandenses a decorar as janelas e varandas das suas habitações com a bandeira nacional durante a realização em Miranda do Corvo do Campeonato do Mundo de Trail. “Contamos contigo para apoiar a nossa seleção. Vamos vestir Miranda a rigor”, referem os promotores.

Esta competição realiza-se entre 6 e 9 de junho e contará com a presença dos melhores atletas nacionais e internacionais em corrida de montanha. Ao todo, irão estar presentes 55 seleções de todo o Mundo que, no dia 8 de junho, terão de vencer 42 quilómetros, com um desnível positivo de cerca de 2.200 metros.

A partida e chegada dos mais de 400 atletas está marcada para a Praça José Falcão (junto aos Paços do Concelho de Miranda do Corvo). Pelo meio, as seleções terão de passar por Vila Nova, Senhora da Piedade, Mestrinhas e Aldeia do Xisto de Gondramaz.

No domingo, 9 de junho, encerra a peregrinação atlética com a realização da 9.ª edição do Ultra do Trilho dos Abutres, a corrida mais emblemática de Portugal. Com início marcado para as 09h00, segue um percurso idêntico ao da competição mundial.

Também esta é uma prova em regime de semiautosuficiência, com uma distância total de 44 quilómetros e 2.100 metros de desnível acumulado positivo. Tem início e fim na Praça José Falcão, no centro da vila de Miranda do Corvo.