Miranda do Corvo é Eco-Concelho pelo segundo ano consecutivo

13/11/2019

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de Eco-Concelho. A atribuição desta distinção resulta do facto dos 13 estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo terem recebido a Bandeira Verde Eco-Escola e, ao mesmo tempo, o galardão de Eco-Agrupamento.

A atribuição de todas estas distinções resulta do trabalho desenvolvido pelo município mirandense de apoiar todas as iniciativas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em todas as escolas. Miranda do Corvo foi um dos dois concelhos do distrito a ver todas as suas candidaturas aprovadas, sendo a par de Cantanhede, Coimbra e Figueira da Foz o único município que apresentou a concurso mais de uma dezena de escolas de todos os escalões de ensino (do jardim de infância ao secundário).

O projeto englobou os seguintes estabelecimentos: Jardim de Infância de Casais de São Clemente, Jardim de Infância de Espinho, Jardim de Infância de Miranda do Corvo, Jardim de Infância de Vidual, Escola EB1/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, Escola Básica de Miranda do Corvo, Escola Básica de Moinhos, Escola Básica de Semide, Escola EB1 Rio de Vide, Escola EB1 Vila Nova, Escola EB1 de Lamas, Escola EB1 de Pereira e a Escola EB2,3/S José Falcão.

Refira-se que a Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola e conta com o apoio dos municípios e de alguns mecenas.