Miranda do do Corvo recebe “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

21/11/2019

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo vai receber em dezembro o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”. Este galardão, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), será entregue na 14.ª Expo Conferência da Água que decorrerá numa unidade hoteleira da cidade de Lisboa.

A atribuição desta distinção visa premiar a excelência da água, ao mesmo tempo que evidencia o rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores pelo município. No fundo, comprova que foram cumpridos todos os critérios previstos pela entidade reguladora, que foram realizadas a totalidade das análises agendadas no programa de controlo da qualidade da água, que atingiram os 99% ao nível do cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli), bem como todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

O Município de Miranda do Corvo repete assim esta distinção que premeia apenas três concelhos no distrito de Coimbra e cerca de meia centena de entidades a nível nacional.

Para o presidente da câmara, Miguel Baptista, a atribuição deste selo atesta que “os mirandenses têm acesso a uma água de excelente qualidade e uma das melhores do País”. “O prémio é, também, uma forma de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela autarquia ao nível da construção, renovação e modernização das infraestruturas de abastecimento de água e no respeito que temos pelo controlo da qualidade da água”, disse.

O “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” é uma iniciativa da ERSAR, realizada em parceria com o jornal Água & Ambiente, e que conta com um júri constituído por várias entidades representativas do setor.