Colóquio Romaria Senhor da Serra - Cartaz
24 junho, 2015

Romaria do Senhor da Serra em debate no dia 4 de julho

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo irá realizar um Colóquio sobre “A Romaria do Senhor da Serra: religião e cultura como fatores de desenvolvimento”, pelas 14h30 do dia 4 de julho, no Auditório Municipal.

Com a colaboração da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva do Senhor da Serra, o colóquio pretende “refletir sobre a continuidade deste fenómeno como espaço de socialização e de inclusão social e cultural” e verificar se “o capital simbólico [da Romaria] é suficiente para integrar os roteiros do turismo religioso”, como afirmou a organização em nota de imprensa.

No debate vão estar representadas instituições como a Direção Regional da Cultura do Centro, a Comissão Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o Turismo Centro de Portugal e a Comunidade Religiosa Fraternidade Franciscana.

A Romaria do Senhor da Serra, que decorre todos os anos no mês de Agosto, é um dos pontos altos das festas religiosas da região centro e representa uma das mais antigas romarias do nosso país, mas que ao longo dos anos tem vindo a perder influência.