Alunos do secundário terão transportes gratuitos
20 setembro, 2016

Alunos do secundário terão transportes gratuitos

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo aprovou na última reunião ordinária a comparticipação a 100% dos transportes para estudantes do ensino secundário. Até à data, o Município comparticipava em metade o custo destes transportes. Para os alunos do 1º ano até ao 3º ciclo, o transporte era já totalmente gratuito. Desta forma, todos os estudantes do concelho, sem exceção, terão transportes gratuitos.

Esta proposta enquadra-se no esforço de atração e manutenção de alunos nas escolas do concelho que a Câmara Municipal vem efetuando, tendo como exemplo a oferta de livros escolares ao 1º ciclo. Com a escolaridade obrigatória estabelecida até ao 12º ano, Miguel Baptista, Presidente da Câmara e autor desta proposta, considera “ser da mais elementar justiça estender a comparticipação total dos transportes aos alunos do ensino secundário É um incentivo aos jovens e mais uma ajuda às famílias”.

A medida estima-se que irá abranger cerca de uma centena de alunos, representando um encargo anual com estes transportes superior a 30 mil euros.

Nos casos em que, por falta de oferta dessa área educacional em Miranda do Corvo, os alunos sejam obrigados a deslocar-se para outros concelhos, o Município assumirá também a comparticipação na totalidade do transporte escolar.