Miranda Do Corvo distinguida como “Município Amigo do Desporto”
23 novembro, 2018

Miranda Do Corvo distinguida como “Município Amigo do Desporto”

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo vai ser distinguida, pela primeira vez, como “Município Amigo do Desporto” numa cerimónia que se realizará no dia 29 de novembro em Rio Maior.

O galardão é atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e foi instituído em 2016. O objetivo é distinguir anualmente os municípios que, reconhecidamente, desenvolvam uma política de apoio ao desporto de excelência. No caso de Miranda do Corvo, é de realçar já a realização no concelho de três eventos de cariz internacional. São eles: “Trilho dos Abutres” (Trail), Miranda Cup (futebol juvenil) e Summer Cup (voleibol), este último em parceria com outras autarquias.

No próximo ano, e durante a vigência desta distinção, Miranda do Corvo irá acolher o Campeonato do Mundo de Trail Running, prova onde são esperados 1.500 atletas em representação de 50 países. A realização de estágios de seleções e equipas de vários países europeus nas modalidades de ciclismo de pista e de críquete são outras das apostas.

“A atribuição deste galardão vem confirmar o nosso compromisso com o desporto no concelho de Miranda do Corvo”, afirma o Presidente da Câmara Miguel Baptista. Para além das provas internacionais, o autarca salientou ainda o investimento que o município tem vindo a efetuar na requalificação dos equipamentos desportivos do concelho.

Na atribuição da distinção foram tidas em conta uma dezena de áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Para além disto, são também considerados aspetos relativos à gestão do desporto, mais concretamente ligados ao modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.