Câmara assina Protocolo para apoiar Munícipes na compra de Medicamentos
05 dezembro, 2018

Câmara assina Protocolo para apoiar Munícipes na compra de Medicamentos

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo assinou esta semana um protocolo com a Associação Dignitude. O objetivo do acordo é garantir à população mais carenciada do concelho o acesso a medicamentos.

A facultação dos medicamentos será feita através do projeto “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, uma iniciativa desta associação que conta com o apoio de várias instituições de solidariedade social e entidades ligadas à saúde, nomeadamente as associações de farmácias.

Para Miguel Baptista, Presidente da Câmara, este “é um esforço de várias entidades, onde o município de Miranda do Corvo se insere, para uma resposta adequada aos problemas do acesso às condições de saúde elementares, como é o caso do acesso aos medicamentos”. “A nossa responsabilidade é ajudar quem precisa e é isso que estamos a fazer”, frisou o autarca.

Refira-se que a Dignitude tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, pretendendo assumir-se como uma Plataforma de Responsabilidade Social.

O programa “Abem” foi criado para garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de “qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica”.

A sua operacionalização está alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas. A identificação e referenciação dos beneficiários do programa “Abem” será assegurada pelo Município mirandense.