Quinzena da Chanfana decorre entre 20 de abril e 5 de maio

18/04/2019

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo promove a partir deste sábado, 20 de abril, a Quinzena da Chanfana. O evento decorre até 5 de maio e tem como objetivo divulgar este prato típico do concelho que foi considerado em 2018 uma das 7 Maravilhas à Mesa da Gastronomia Portuguesa.

Ao longo das duas semanas, é possível provar a Chanfana nos 18 restaurantes aderentes da iniciativa – A Cancela, A Parreirinha, Estação de Sabores, Museu da Chanfana, Barbosa dos Leitões, O Carpinteiro, O Espanhol, O Ferrador, O Paris, O Pedroso, Pentágono, Retiro do Mendes, Rufino dos Leitões, S. Miguel, A Nova Teia, O Careca, Pátio do Xisto e Zé Padeiro. Em todos estes espaços de restauração, os visitantes terão acesso a outros dos pratos típicos do concelho, tais como Sopa de Casamento ou Negalhos.

Os principais destaques do programa vão para a realização no dia 27 de Abril (sábado), pelas 10H00, de mais um Capítulo da Real Confraria da Cabra Velha, organizado por esta confraria, e no dia 28 de Abril (domingo) a transmissão em direto do programa da TVI, “Somos Portugal”.

Educação, Desporto e música

Ao longo desta quinzena, o município de Miranda do Corvo tem agendado diversas iniciativas. Já no dia 23 de Abril, a partir das 09h30, o Auditório Municipal acolhe o Encontro Regional da Rede Territorial de Cidades Educadoras “Semear o Futuro”. Durante todo o dia, será feita a apresentação de boas práticas na área da educação formal e não formal por parte dos municípios da rede, com destaque para Miranda do Corvo.

No feriado de 25 de Abril, tem lugar a partir das 10h00 uma prova de carros de rolamentos e trikes entre o Senhor da Serra e Semide. Durante o dia, irão passar pelas freguesias do concelho várias dezenas de veículos “2 Cavalos” (Dyane). Uma passagem integrada no Passeio Terras de Xisto e Calcário, promovido pelo Clube 2cv/Dyane.

O 11.º Encontro Ibérico de Coros, no Mosteiro de Santa Maria de Semide; o 3.º Encontro Rota da Chanfana com Bicicletas Antigas; a passagem pela Aldeia de Xisto de Gondramaz da Clássica Aldeias de Xisto 2019; o 11.º Torneio de Cadetes Rota da Chanfana nas Piscinas Municipais de Miranda do Corvo e um Passeio Equestre e Garraiada no Mercado de Semide são outras das propostas inscritas na programação da Quinzena da Chanfana.