Ir para conteúdo

Rede de Castelos e Muralhas do Mondego

Rede de Castelos e Muralhas do Mondego

A criação da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego respeitou uma antiga aliança…
No ano de 1064, D. Fernando Magno conquista Coimbra, um episódio capital no longo processo de reconquista Cristã. Doravante, Coimbra e a bacia do Mondego, assumem a defesa da fronteira entre dois mundos, o Cristão e o Muçulmano.
Ao comando desta nova fronteira está o Moçárabe Sesnando Davides. Criado na corte de Abbad II al-Mutadid, Sesnando coloca-se ao serviço de D. Fernando e é nomeado primeiro Governador de Coimbra, assumindo a guarda avançada do condado e recorrendo, para tal, a um conjunto de estruturas defensivas sob sua administração.
Os Castelos de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Soure e a atalaia de Buarcos, formaram, entre outros, a Linha Defensiva do Mondego. A esta fronteira associaram-se anos mais tarde outras estruturas como o Castelo de Pombal ou de Germanelo, que vêm consolidar esta fronteira, palco de conflitos armados, de instabilidades e perigos, mas também de convivências, permeabilidades e amores. 
Há uma história fascinante da qual somos legítimos herdeiros… 
A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego procura dignificar essa história e criar a partir do património histórico e cultural um produto turístico de excelência, assente na valorização da Linha Defensiva do Mondego e na mobilização de parceiros para a criação de dinâmicas conjuntas.
Hoje, doze parceiros sentam-se à mesma mesa para defender a Herança legada por D. Sesnando:  
Direção Regional de Cultura do Centro
Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
Instituto Pedro Nunes
Municípios de Coimbra, da Figueira da Foz, da Lousã, de Miranda do Corvo, de Montemor-o-Velho, de Penela, de Pombal e de Soure
Universidade de Coimbra
Juntos, dão vida à Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.
A campanha que agora empreendemos é longa e desafiante. Todos somos convidados a recuperar a nossa história!
Parta à reconquista connosco!