Ir para conteúdo

Atividades

HORA DO CONTO

Com periodicidade mensal e  organizada de acordo com uma planificação anual esta atividade destina-se a crianças da creche, pré-escolar e do 1º CEB.

A pedido e especialmente naquelas situações em que se trata de crianças muito pequenas, a Biblioteca Municipal desloca-se aos estabelecimentos de ensino para aí realizar esta atividade.

  

  

 

 LER EM FAMÍLIA

A presença do livro e da leitura no dia-a-dia da criança desde a mais
tenra idade é fundamental, preparando-a e motivando-a para a
aprendizagem formal da leitura. Trata-se de atividades de promoção do
livro e da leitura e de estímulo das literacias precoces e destina-se a
famílias. Decorre ao sábado de manhã uma vez por mês.

 

 

 

 

 

 

                                                                                                               

 

 

 

FÉRIAS DIVERTIDAS
PROGRAMA OCUPAÇÃO DAS FÉRIAS

Programa de ocupação das férias escolares para crianças e jovens, com
atividades desportivas, oficinas criativas, visitas, entre outras atividades.
Este programa inteiramente gratuito, pretende ocupar de forma criativa  e estimulante as crianças nas férias escolares, através de atividades com  caráter lúdico e que pretendem estimular a experimentação e a vivência  em grupo.

 

 

 

 

 

 

 BAU DE MEMÓRIAS

 

 

O envelhecimento da população é uma tendência global que constitui uma das forças fundamentais que está a moldar o século XXI.

Uma parte significativa destas pessoas acaba por viver os últimos anos em instituições, seja Lares ou Centros de Dia.

Neste sentido, a Biblioteca Municipal Miguel Torga tem um projeto cultural em Lares e Centros de Dia do concelho, através do desenvolvimento das seguintes atividades:

 - Leitura de obras

 - Atividades sobre o património material e imaterial

 - Atividades sobre lendas, tradições, contos populares

 - Empréstimo domiciliário

 

Estas atividades trazem aos utentes das instituições benefícios óbvios, na medida em que permitem uma ocupação criativa dos seus tempos, desenvolvendo uma atitude positiva perante a vida, contribuindo para um envelhecimento ativo e uma maior qualidade de vida.

 

 TIC SÉNIOR

 

É notório que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se têm vindo a instalar no dia-a-dia dos cidadãos de forma irreversível, influenciando todos os domínios da vida.

Para todos aqueles que não nasceram na era digital, nomeadamente os mais idosos, não é fácil acompanhar esta nova realidade, sentindo-se muitas vezes excluídos e à margem desta evolução. Perdem assim a oportunidade de conhecer um mundo novo, com imensas possibilidades ao nível da comunicação e da organização dos seus tempos de lazer. Por isso, o domínio mesmo que superficial das TIC pelos mais idosos é fundamental para que possam ter uma velhice mais segura e autónoma.

Consciente destas questões a Biblioteca Municipal Miguel Torga lançou o projeto TIC Sénior, que tem como principal objetivo ajudar a combater a infoexclusão, através da dinamização de sessões informais de formação em que são abordados conceitos básicos, ferramentas e programas, tais processamento de texto, pesquisa na internet, criação e utilização de e-mail e redes sociais.

 

 ClUBE DE TRICÔ

 

A Biblioteca Municipal Miguel Torga pretende desempenhar na comunidade um importante papel social, através do desenvolvimento de programas e atividades que promovam a inclusão social, ajudem a quebrar o isolamento da população mais idosa, e que consolidem este espaço como um local de encontro da comunidade, facilitando as relações sociais. Nesse sentido, foi criado o “Clube de Tricô "que funciona todas as quintas-feiras das 14h30 às 17h00.