Ir para conteúdo

José João Cochofel

José João Cochofel
José João Cochofel

José João Cochofel nasceu em 1920, na cidade de Coimbra. Formou-se na Universidade daquela cidade em Ciências Histórico-Filosóficas. Poeta, ensaísta, crítico literário e musical, pertenceu à geração neorrealista coimbrã e foi um dos organizadores da coleção de poesia do Novo Cancioneiro (1941). 


Colaborou, como poeta e também como crítico literário e musical, em várias revistas, como a Altitude, Cadernos do Meio-Dia, Vértice, Presença ou Seara Nova. Foi diretor da Academia dos Amadores de Música de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Escritores.  

Era na tranquilidade da sua casa do Senhor da Serra – Casa do Pinhal - que se reunia com alguns dos seus amigos, entre eles Fernando Lopes Graça, que na altura tivera a ideia de criar um cancioneiro revolucionário, reunindo poesias de vários escritores, tais como Carlos de Oliveira, José Gomes Ferreira, Arquimedes da Silva Santos, Mário Dionísio, Joaquim Namorado, entre outros.    

A Casa do Pinhal era igualmente um local de resistência política onde Cochofel se reunia com os amigos, embalados pelos ventos que sopravam da Europa e do mundo, pretendendo rasgar janelas para que esses ventos entrassem e se instalassem no país, que vinha sendo consumido pela ditadura, sem liberdades.  

Morreu em 1982.