Caminhada assinala 40 anos do SNS
13 setembro, 2019

Caminhada assinala 40 anos do SNS

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo promove este domingo, 15 de setembro, uma Caminhada na sede do concelho para assinalar os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta iniciativa tem início às 10h00 na Praça José Falcão (junto ao município) e tem paragem obrigatória junto à Casa das Artes de Miranda do Corvo.

Neste espaço, todos os participantes serão convidados a “regar” a “Oliveira SNS” que ali foi plantada no passado dia 1 de junho (feriado municipal). Ao mesmo tempo, será feita uma pequena intervenção alusiva ao tema, prosseguindo depois a caminhada por vários locais da sede de concelho.

Recorde-se que a “Oliveira SNS” resulta de um desafio lançado pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) a todos os municípios do país. O objetivo é perpetuar a importância desta “importante conquista da democracia portuguesa” e, ao mesmo tempo, homenagear o “pai” do SNS, António Arnaut. A primeira “Oliveira SNS” foi plantada a 15 de setembro de 2009 no Parque Verde do Mondego, em Coimbra. Uma década depois, já aderiram mais 7 concelhos, estando previsto que até ao final do mês esta árvore, com uma referência a António Arnaut, seja plantada em mais 5 municípios.