Site Autárquico de Miranda do Corvo

Pesquisar

Baixa qualidade do Serviço de Internet motiva queixa da Câmara de Miranda do Corvo junto da ANACOM

Baixa qualidade do Serviço de Internet motiva queixa da Câmara de Miranda do Corvo junto da ANACOM

21/04/2020

O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, enviou hoje um ofício à ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) a solicitar a verificação da qualidade do serviço de internet no concelho. Vila Nova, Lamas, Semide e as aldeias mais afastadas da freguesia sede do concelho são os locais indicados pela autarquia.

De acordo com o autarca, “as deficiências de cobertura da internet têm vindo a agravar-se”, colocando mesmo em risco o acesso à escola por meios digitais ou de teletrabalho. “Na grande maioria destas aldeias, não é sequer possível ter mais do que um computador ligado à internet em simultâneo”, refere Miguel Baptista.

O autarca recorda que existem muitos locais que ainda não servidos por fibra ótica, estando o serviço de internet apenas disponível por ADSL e “com qualidade deficiente”. A questão aplica-se também na cobertura de rede móvel, a qual se mostra “inadequada para responder às necessidades”. “A cobertura de 4G é muito reduzida, em 3G é insuficiente, havendo mesmo aldeias sem cobertura de rede móvel”, refere, lembrando que a autarquia contratou junto de uma operadora a disponibilização de hotspots de ligação à internet para os estudantes que não dispunham de ligação em casa.

Miguel Baptista lamentou que o sinal disponibilizado pelos operadores não seja suficiente para garantir o acesso, com o mínimo de qualidade, à internet. Para ajudar a resolver o problema, a câmara e as juntas de freguesia estão disponíveis para colaborar com a ANACOM e as operadoras, de forma a que todos os alunos do concelho possam ter acesso a um serviço que lhes permita “acompanhar devidamente as aulas” ou os trabalhadores possam estar em teletrabalho.

AGENDA

Multimédia