Baixa qualidade do Serviço de Internet motiva queixa da Câmara de Miranda do Corvo junto da ANACOM

21/04/2020

O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, enviou hoje um ofício à ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) a solicitar a verificação da qualidade do serviço de internet no concelho. Vila Nova, Lamas, Semide e as aldeias mais afastadas da freguesia sede do concelho são os locais indicados pela autarquia.

De acordo com o autarca, “as deficiências de cobertura da internet têm vindo a agravar-se”, colocando mesmo em risco o acesso à escola por meios digitais ou de teletrabalho. “Na grande maioria destas aldeias, não é sequer possível ter mais do que um computador ligado à internet em simultâneo”, refere Miguel Baptista.

O autarca recorda que existem muitos locais que ainda não servidos por fibra ótica, estando o serviço de internet apenas disponível por ADSL e “com qualidade deficiente”. A questão aplica-se também na cobertura de rede móvel, a qual se mostra “inadequada para responder às necessidades”. “A cobertura de 4G é muito reduzida, em 3G é insuficiente, havendo mesmo aldeias sem cobertura de rede móvel”, refere, lembrando que a autarquia contratou junto de uma operadora a disponibilização de hotspots de ligação à internet para os estudantes que não dispunham de ligação em casa.

Miguel Baptista lamentou que o sinal disponibilizado pelos operadores não seja suficiente para garantir o acesso, com o mínimo de qualidade, à internet. Para ajudar a resolver o problema, a câmara e as juntas de freguesia estão disponíveis para colaborar com a ANACOM e as operadoras, de forma a que todos os alunos do concelho possam ter acesso a um serviço que lhes permita “acompanhar devidamente as aulas” ou os trabalhadores possam estar em teletrabalho.