Comerciantes de Miranda do Corvo vão poder alargar esplanadas no espaço público para aumentar segurança dos clientes

15/05/2020

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo vai permitir aos comerciantes locais a possibilidade de alargarem os espaços usados atualmente em área do domínio público destinados a esplanadas. A medida entra em vigor no próximo dia 18 de maio (segunda-feira), data em que os estabelecimentos de restauração, bebidas e cafetaria poderão reabrir ao público.

A medida, de caráter excecional e temporário (termina no dia 30 de setembro), tem como finalidade permitir que os operadores económicos possam privilegiar a utilização de espaços destinados aos clientes em áreas exteriores, fomentando assim a implementação das medidas necessárias à prevenção da propagação do covid-19, nomeadamente a de distanciamento físico.

A criação dos novos espaços de esplanada carece de validação do Serviço Municipal de Proteção Civil, devendo os interessados efetuar o pedido através do seguinte correio eletrónico protecao.civil@cm-mirandadocorvo.pt. A autarquia chama ainda a atenção para a possibilidade de outros serviços municipais serem ouvidos sobre esta matéria. Nesse caso, e em coordenação com as forças de segurança, serão estabelecidas as regras para a correta utilização do espaço público.

O alargamento do espaço de domínio público é mais um incentivo da autarquia mirandense aos empresários da restauração e bebidas do concelho para que o regresso à atividade seja feito em condições de segurança para os clientes diários.

Neste âmbito, o município vai entregar a cada um dos comerciantes locais um conjunto de autocolantes que devem ser afixados no estabelecimento a alertar para a importância do cumprimento das medidas de proteção. Este kit, restrito a um pedido por estabelecimento, poderá ser levantado a partir de segunda-feira 18 de maio junto dos serviços de atendimento da autarquia.