Erro na faturação - Anulação de faturas de água e saneamento

09/07/2020

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo procedeu nos últimos dias à análise dos valores constantes da fatura da água do mês de junho, no seguimento de diversas reclamações efetuadas pelos munícipes e da deteção de erros de faturação pelos serviços municipais.

Assim, foi identificado um erro de natureza informática na reposição do tarifário regular, após os meses de março, abril e maio em que esteve em vigor o tarifário especial COVID-19, no qual todos os consumidores tiveram 50% de desconto nas tarifas fixas e no 1º escalão das tarifas variáveis.

Em face deste erro, os valores faturados encontram-se incorretos, pelo que as faturas já enviadas serão anuladas e serão emitidas novas faturas com os valores corrigidos, as quais se encontram já a ser processadas e serão enviadas nos próximos dias, acompanhadas de uma nota explicativa.

Pede-se, por isso, a todos os consumidores que desconsiderem as faturas já enviadas e não procedam ao seu pagamento, devendo aguardar pela nova fatura com os valores corrigidos e com prazo de pagamento alargado.

As faturas a pagamento por débito direto foram também já canceladas, pelo que o valor a ser debitado será o valor já corrigido.

Aos consumidores que já efetuaram o pagamento das faturas deste mês, será creditado o valor em excesso na fatura do próximo mês.

Alerta-se ainda para o aumento extraordinário no consumo de água registado no concelho durante os meses de confinamento, o que poderá motivar um aumento do valor habitual da fatura em alguns consumidores.

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo apresenta as suas mais sinceras desculpas a todos os consumidores pelo lapso ocorrido, garantindo que a nova faturação se encontra verificada e devidamente validada tecnicamente.